A prefeitura de Sinop contratou uma empresa de Bom Retiro (SP) para fornecer equipamentos de segurança e fardamento completo para os guardas municipais civis. A previsão do edital é de investimento de mais de R$ 312 mil para atender necessidades da secretaria de Trânsito e Transporte Urbano. O resultado da licitação foi publicado Diário Oficial do Estado, que circulou hoje.
A empresa vencedora da licitação terá que fornecer todos os itens dos 18 lotes como boné em tecido com brasão da Guarda Civil, gandola, camisetas manga longa, com tecido resistente a rasgões e com proteção contra os raios solares, calça com bolso cargo nas laterais das pernas, chapéu tático, boina, bota tática e de proteção, colete balístico, manicaca emborrachada, capas de chuva, colete refletivo, cinto de guarnição tático, apito de metal, lanterna de inspeção entre outros.
Os guardas civis municipais de Sinop já passaram pela etapa de aulas presenciais para o curso de formação para uso de arma de fogo. Foram investidos R$ 112 mil de recursos próprios da prefeitura. Os treinamentos começaram em novembro e terminaram em julho do ano passado.
Foram ministradas aulas de condicionamento físico, defesa pessoal, técnicas operacionais, noções de direito, pronto socorrismo, modelo comparado de polícias, ordenamento jurídico e as GCMs, conselho de segurança, centros de operações integradas, atributos da área afetiva e armamento e tiro.
Ao todo, 51 guardas civis municipais participam do curso de formação. A expectativa dos servidores é para reforçar e dar mais apoio a segurança pública no município.