PUBLICIDADE

Empreiteira e engenheiro da Sinfra terão que devolver R$ 186 mil, decide Tribunal de Contas de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Uma construtora e um engenheiro, fiscal da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), deverão restituir aos cofres públicos, com recursos próprios, o montante de R$ 186,3 mil. Ambos sofreram sanções do Tribunal de Contas do Estado em função de irregularidades na execução de obras de restauração na MT-412.

A decisão foi tomada pelo Pleno da Corte de Contas em que foi julgada Representação de Natureza Interna (RNI) proposta pela equipe técnica da Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia (Secex Obras), em desfavor da Sinfra. A RNI foi proposta devido às irregularidades na execução do contrato firmado entre a Sinfra e a empresa.

Pelo contrato, a construtora deveria executar a remoção e recolocação de cercas de arame farpado com suportes de madeira nos trechos em que tal serviço fosse necessário durante os trabalhos de pavimentação daquela rodovia. O serviço não foi feito, mas a empresa cobrou e recebeu da Sinfra, tendo o engenheiro fiscal do contrato atestado as medições da construtora.

O conselheiro Waldir Júlio Teis, relator do processo, votou no sentido de impor à empresa e à Nelson Ribeiro, solidariamente, a devolução integral e corrigida dos valores recebidos indevidamente. Ambos também terão que pagar multa de 10% de multa sobre o valor do prejuízo causado ao erário.

O engenheiro fiscal foi multado em 6 UPFs em razão do pagamento de parcelas contratuais ou outras despesas sem a regular liquidação. Recebeu a mesma penalidade o contador chefe da Sinfra por ter realizado registros contábeis incorretos sobre fatos relevantes, implicando na inconsistência dos demonstrativos contábeis.

O relator determinou ao atual gestor da Sinfra, Marcelo Duarte, que aprimore os procedimentos de fiscalização dos contratos e medição dos serviços executados e promova nova diligência junto à obra de pavimentação da MT-420 para constatar se as medições dos serviços efetuados após a última visita foram efetivamente realizados pela contratada.

A informação é da assessoria de imprensa do TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...
PUBLICIDADE