A nova diretoria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Aenor) tomou posse ontem (22) à noite durante a abertura do 1º Congresso de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Conemat), 4ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SEAA) e 2ª Semana de Engenharia Florestal, no Tatersal da Acrinorte em Sinop.
O engenheiro agrônomo Amadeu Rampazzo Júnior assumiu a presidência no lugar do arquiteto Geraldo Augusto Perrupato de Souza e lidera a entidade até 2012. O novo presidente disse que uma das metas da Aenor é promover maior interação com os meios acadêmicos e científicos.
"A realização desse evento, que somos grande parceiro, é um dos primeiros passos que damos para consolidarmos essa meta, que ao mesmo tempo, ajuda na capacitação e valorização dos profissionais de engenharia, agronomia e arquitetura, o que também são nossos objetivos", destacou.
Rampazzo ainda citou a construção de uma sede recreativa, delegação de poderes a profissionais que trabalham fora de Sinop e a multiplicação de ações para desenvolvimento da região como metas para o biênio.
"Estamos olhando para frente, mas claro que queremos manter ações que temos atualmente, como o auxílio no estudo técnico para a construção da Usina Hidrelétrica em Sinop e participação na formulação do Plano Diretor municipal", disse Rampazzo.
A Aenor existe há 25 anos e tem aproximadamente 300 sócios. Segundo o novo presidente, foi criada inicialmente para reunir os profissionais em confraternizações recreativas.
"Com o passar do tempo, a Aenor assumiu a função de defender os interesses dos profissionais. Cito como exemplo atual, o trabalho que fazemos para buscar agilidade na aprovação de projetos junto à prefeitura", frisou o presidente.
O evento acadêmico segue até o sábado (25). Durante o dia, são realizados minicursos, minissimpósios e discussões técnicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e à noite são realizadas as palestras gerais no tatersal da Acrinorte.
O Conemat e SEAA são realizados por representantes dos campi da UFMT, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade de Cuiabá (UNIC) e Aenor com o objetivo de difundir ações socioambientais, acadêmicas e profissionais desenvolvidas pelas áreas das engenharias, agronomia e arquitetura.