Mais de 8 técnicos chegaram em Sinop para trabalhar no programa de Assessoria Técnica Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), desenvolvido pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) em assentamentos do Nortão.
Segundo a gerente da unidade, Selma Prado, além dos 18 assentamentos que já são beneficiados pelo programa, mais três foram incluídos sob responsabilidade da Empaer. O assentamento Pontal Marapi de Nova Mutum, Itanhangá, e Mercedes 1 e 2 de Tabaporã. Somando um total de mais 1,8 mil famílias acompanhadas.
Uma equipe de assessoria também deve vir para Sinop para acompanhar o processo de implantação das unidades de demonstração nas comunidades, onde serão realizados os testes e trabalhos sociais com as famílias.
O projeto tem como objetivo orientar as famílias para que possam ter auto gestão e garantir alternativas simples, práticas e objetivas, que promovam a capacidade produtiva da terra e o esforço da família rural, permitindo o acesso a alimentos básicos de qualidade e em quantidade suficiente para a manutenção da família.
Na semana passada a Empaer recebeu duas motos para auxiliar nos atendimentos aos assentamentos. Entre os municípios beneficiados pelo programa estão Sorriso, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Marcelândia, Tabaporã, Juara, Novo Horizonte, Ipiranga e Itanhangá.