PUBLICIDADE

Embaixador da Bélgica visita MT e fala em parceria

PUBLICIDADE

Com o intuito de trocar experiências e atrair investimentos para Mato Grosso, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Rafael Bello Bastos, recebeu, ontem à tarde, na sede da pasta, o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets. Durante a visita, o secretário falou sobre as ações e os projetos de cada superintendência do órgão, bem como dos programas de ensino e pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat), instituições vinculadas a Secitec.

No tocante à educação profissional e tecnológica, Rafael destacou os cursos oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “São 96 cursos divididos em diversas áreas e distribuídos em todo o Estado, permitindo a formação e qualificação de mão-de-obra”, frisou.

Em relação ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, o secretário abordou o projeto que fornece Centro de Acesso Tecnológico para Inclusão Social (Catis) às comunidades que mais precisam, além do projeto de implantação do 1º Parque Tecnológico de Mato Grosso. O papel da superintendência de Educação Superior, que regulamenta, avalia, supervisiona a Unemat, a Academia de Polícia Militar e os cursos de pós-graduação da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso também foram enfatizados pelo secretário.

O presidente Fapemat, Flávio Teles, mostrou ao embaixador publicações da instituição e os novos projetos para induzir pesquisas que agregam valor à produção do Estado, como o bicombustível, novas técnicas de manejo, entre outros. O projeto pioneiro no país – a Faculdade Indígena da Unemat, que contempla 32 etnias, com cursos de licenciatura em Pedagogia e Intercultural, despertou a atenção do embaixador.

No final da visita, o secretário apresentou a sala de videoconferência, que por meio de uma plataforma moderna de tecnologia, com pontos de transmissão nos 141 municípios do Estado, permite a realização de vídeoaulas, cursos de capacitação, treinamentos, palestras, debates, entre outros.

Segundo o embaixador, o setor de ciência e tecnologia tem forte tradição na Bélgica. “Temos parceria com as universidades e instituições de pesquisas”, disse, ao afirmar que “como embaixador, faz parte do meu mandato apoiar esses projetos”. Josef agradeceu a visita. “Foi um grande prazer conhecer esse Estado diversificado e que está fazendo coisas novas e interessantes. A visita é importante para conhecer e lançar futuras iniciativas, trazer empresários belgas para Mato Grosso e intensificar nossa presença neste Estado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE