Aproximadamente 49 milhões de eleitores de 10 estados vão votar hoje (29), no segundo turno, para governador. O PMDB concorre em seis estados – Goiás, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. O PSDB está na disputa para governador em três estados – Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul. Já o PDT, o PSB, o PP e o PT disputam o cargo majoritário em dois estados. E o PPS está na disputa pelo governo do Rio de Janeiro.
Seis candidatos a governador que foram para o segundo turno tentam a reeleição. São eles: Cássio Cunha Lima (PB), Wilma Faria (RN), Mendonça Filho (PE), Alcides Rodrigues (GO), Roberto Requião (PR) e Luiz Henrique (SC). Alcides Rodrigues e Mendonça Filho eram vice-governadores e assumiram o cargo de governador no início de 2006 devido ao licenciamento dos governadores Marconi Perillo e Jarbas Vasconcelos.
O Pará, único estado da região Norte onde haverá segundo turno, tem como candidatos Almir Gabriel (PSDB) e a senadora Ana Júlia Carepa (PT). No primeiro turno, Gabriel alcançou mais de 43% dos votos, contra 37% de Ana Júlia. Almir Gabriel já foi governador do Pará duas vezes, em 1994 e em 1998.
Os resultados nos outros estados onde haverá segundo turno ficaram da seguinte maneira no primeiro turno: Goiás – o governador Alcides Rodrigues (PP) ficou com 48,2% dos votos e seu adversário, Maguito Vilela (PMDB) alcançou 41,1% da preferência do eleitorado; Maranhão – Roseana Sarney (PFL) obteve 47,2% dos votos contra 34,3% de Jackson Lago (PDT); Paraná – Roberto Requião (PMDB) ficou com 42,8% dos votos e Osmar Dias (PDT) chegou a 38,6%; Paraíba – Cássio Cunha Lima (PSDB) ficou com 49,6% dos votos e José Maranhão (PMDB) com 48,7%; Pernambuco – Mendonça Filho (PFL) ficou na frente, com 39,3% dos votos e Eduardo Campos (PSB) obteve 33,8%; Rio de Janeiro – a disputa no Rio ficou com Sérgio Cabral (PMDB) à frente, com 41,4% dos votos, e Denise Frossard, em segundo, com 23,78%; Rio Grande do Norte – a governadora Wilma Faria (PSB) recebeu os votos de 49,5% do eleitorado e seu adversário, Garibaldi Filho (PMDB), ficou com 48,6%; Santa Catarina – Luiz Henrique (PMDB) foi o mais votado, com 48,9% da preferência do eleitorado, e disputa o segundo turno com Esperidião Amin, que obteve 32,77% dos votos.