A Justiça Eleitoral realiza em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop a revisão do eleitorado com cadastramento biométrico. Os eleitores desses municípios que ainda não fizeram a biometria, devem comparecer as centrais de atendimento. Quem não comparecer além de ter o título cancelado, terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) suspenso e sendo assim, não conseguirá exercer vários direitos e obter benefícios.
Todos os meses a Receita Federal faz o cruzamento de dados com os enviados pela Justiça Eleitoral e realiza a suspensão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão que estiver com o título eleitoral cancelado ou quando seus dados como eleitor não coincidirem com as informações constantes no sistema da Receita.
Com o CPF suspenso, o cidadão não conseguirá abrir ou movimentar contas bancárias, receber o seguro-desemprego, ter a carteira de trabalho assinada, requerer benefícios previdenciários, entre outros. O título eleitoral cancelado também gera transtornos ao eleitor, como não poder tomar posse em cargo público, fazer inscrição em instituições de ensino superior e tirar passaporte.
“A Justiça Eleitoral tem convocado insistentemente os eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop à participarem da biometria. Sabemos dos transtornos ocasionados ao cidadão em caso de cancelamento do título de eleitor e do CPF e estamos envidando todos os esforços para evitar essa situação, através da divulgação da biometria e também da disponibilização de um espaço destinado ao atendimento. Estamos fazendo nossa parte e esperamos que o eleitor faça a dele”, frisou o diretor geral do TRE, Nilson Gomes Bezerra.
Em Sinop, a revisão do eleitorado é realizada nas duas centrais de atendimento ao eleitor instaladas no município. A 22ª Zona Eleitoral – situada na Rua das Grevíleas, nº 442, Setor Comercial Sul e a central da 32º ZE, instalada na Rua das Figueiras, nº 980, Setor Comercial Norte. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30.
Em Cuiabá, a revisão está sendo feita na Casa da Democracia, que está situada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo de almoço.
Já em Várzea Grande, o atendimento é feito em duas centrais de atendimento ao eleitor: a central que pertence à 20ª e à 58ª zonas eleitorais e funciona na Avenida Castelo Branco, número 47, Centro, e outra central que pertence à 49ª Zona Eleitoral e está situada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, número 2.367, bairro Cristo Rei. Nestas Centrais, o horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.