PUBLICIDADE

Eleitorado Nordestino garante maior vantagem a Lula, aponta Ibope

PUBLICIDADE

A vantagem de Lula subiu de acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira. Lula seria reeleito com 62% dos votos válidos contra 38% atribuídos a Geraldo Alckmin, na pesquisa feita em 198 cidades, com 3.010 eleitores, com 5% de margem de erro

A ampliação da vantagem de Lula ocorre em praticamente todos os segmentos analisados. As exceções são a faixa de eleitores entre 25 a 29 anos, o eleitorado da região Nordeste, e os eleitores com renda familiar de 10 salários mínimos ou mais. Nesses três grupos, os resultados permanecem iguais ou muito próximos aos da pesquisa anterior.

Curiosamente, na faixa de renda familiar imediatamente inferior, de 5 a 10 salários mínimos, ocorre a maior movimentação favorável a Lula, com inversão de tendência que antes favorecia Geraldo Alckmin (tinha 51% a 39% do adversário) e agora mostra vantagem para Lula (48% a 43%). Já na faixa de menor renda familiar, de até um salário mínimo, o candidato do PSDB consegue tirar cinco pontos da vantagem de Lula, mas ainda permanece bem atrás dele (28% a 66%).

As maiores diferenças, em relação aos resultados da semana passada, aparecem nas regiões Norte/Centro-Oeste, onde Lula cresce de 49% para 63% e Alckmin cai de 43% para 31%, transformando o que era um empate técnico em uma vantagem de 32 pontos percentuais para o petista, e no Sul, onde o resultado era de 56% para Geraldo Alckmin contra 34% de Lula e agora está em 50% a 43%.

Do ponto de vista de peso no eleitorado, porém, também é importante observar a mudança no quadro da região Sudeste, onde antes havia empate numérico entre os dois candidatos e agora Lula abre vantagem de nove pontos percentuais. Lula tinha 45% e foi para 49% no Sudeste, enquanto Geraldo Alckmin tinha 45% e foi para 40%.

No Nordeste, Lula tinha 75% na última pesquisa, foi para 74%, enquanto Alckmin tinha 20% e foi para 22%.

Definição do voto
Aumenta um pouco a proporção de eleitores que considera seu voto já definitivo, de 82% para 85%, e também torna-se mais desigual essa percepção entre eleitores de Lula (92% respondem que a escolha é definitiva) e de Geraldo Alckmin (85% afirmam que não mudarão mais o voto).

Expectativa de vitória
A percepção de que o Presidente Lula será reeleito aumenta significativamente nessa semana, acompanhando de certa forma as disposições eleitorais dos brasileiros. Assim, hoje 73% acreditam na vitória de Lula, ante os 61% da pesquisa passada.

Geraldo Alckmin é visto como o provável vencedor da disputa por 20% dos eleitores (eram 28%) e 8% não sabem ou preferem não responder.

Espontânea
A evolução da medida espontânea de intenção de voto é exatamente a mesma que a observada na pergunta estimulada, com diferença de dois pontos percentuais a menos para cada candidato.

Em 12 de outubro, Lula tinha 49% das intenções de voto contra 38% para Alckmin. Se a eleição fosse hoje o Presidente teria 55%, contra 34% para o candidato do PSDB. O número de eleitores que não souberam ou não opinaram passou de 8% para 9%, enquanto votos brancos e nulos mantiveram-se em 4%.

A pesquisa Ibope foi registrada no TSE com número 22600/2006.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE