As obras de duplicação da BR-163 avançam em duas frentes. Na que parte do quilômetro 54 ao 94 entre Itiquira e Rondonópolis, totalizando 40 quilômetros em obras, 43% da terraplanagem foi feita e começou ser aplicada a camada de afasto em um trecho. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos e o trecho entregue no primeiro semestre do ano que vem.
Na segunda frente de trabalho, a Sul, que também parte do quilômetro 54 ao 0, próximo a divisa com Mato Grosso Sul, 30% da terraplanagem já foi feita e 2% do trecho começou receber a camada asfáltica. A assessoria da concessionária que administra a rodovia informou, ao Só Notícias, que a previsão também é entregar no primeiro semestre de 2016.
Os investimentos em ambos trechos não foram detalhados, no entanto, os já feitos na rodovia desde de quando a concessionária assumiu a administração em março do ano passado passam de R$ 700 milhões. Entre as aplicações, estão os 22 quilômetros duplicados em Rondonópolis, entregues no final de abril deste ano, fazendo ligação ao Terminal de Cargas da ALL (América Latina Logística), trajeto por onde circulam 30 mil toneladas de grãos diariamente.
Conforme Só Notícias já informou, as obras nas 9 praças de pedágio estão em estado avançado, principalmente a de Nova Mutum. As outras são em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Diamantino, Acorizal/Jangada, Campo Verde/Santo Antônio do Leverger, Cuiabá/Santo Antônio do Leverger, Cuiabá e Rondonópolis. A cobrança está prevista para este segundo semestre. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o primeiro reajuste, mesmo antes da instalação das praças, cerca de 10 meses após assinatura do contrato. Passou de R$ 0,02638 por quilômetro (ou R$ 2,638 para 100 quilômetros rodados), apresentado no leilão, para R$ 0,02661).
A empresa tem concessão de 30 anos e prevê investir R$5,5 bilhões.