PUBLICIDADE

Duas serpentes são capturadas pelos bombeiros em Alta Floresta

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/arquivo)

A cobra parelheira (Philodryas patagoniensis), também conhecida popularmente como “papa-pinto”, foi encontrada nas dependências de uma residência na avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Boa Nova, em Alta Floresta. O caso foi registrado ontem à tarde e não houve incidente envolvendo o contato com o animal, segundo o Corpo de Bombeiros.

Consta, no boletim de ocorrência, que o réptil havia ficado presa no interior de uma calha. Com o auxílio de uma escada, os militares alcançaram o ponto onde o animal se encontrava e fizeram a retirada com um cambão. Após avaliação rápida, constataram que estava saudável e sem ferimentos aparentes.

Em outro caso, uma Jiboia-constritora (Boa constrictor) foi avistada por populares enquanto atravessava a avenida Ludovico da Riva Neto, nas proximidades do Hospital Regional Albert Sabin. Ao chegarem no endereço, a serpente já estava em baixo de uma árvore e visivelmente fora de perigo. Ela foi capturada com a pinça de manejo.

Ambas as serpentes foram acondicionadas em recipientes adequados e transportadas até áreas de mata ciliar (situadas nas imediações de córregos), onde foram devolvidas à natureza.  Segundo a rede de proteção animal de Curitiba, a papa-pinto é uma espécie com hábitos mais diurnos, que geralmente é vista no solo.

Seu habitat mais comum são áreas abertas e na borda de matas, bem como terrenos baldios. Já a dieta consiste em pequenos vertebrados, como rãs, ratos e aves. Apesar do temperamento agressivo e contar com presas inoculadoras de peçonha, a substância é pouco ativa em seres humanos, ocasionando acidentes de nível leve a moderado.

Por outro lado, as jiboias, de acordo com o Fundação Oswaldo Cruz, são consideradas pacíficas, além de não possuírem nenhum tipo de peçonha. Contam com uma camuflagem natural efetiva para se misturar ao ambiente e são carnívoras, apesar de conservarem energia de forma regular e manterem-se por dias sem uma alimentação normal.

Elas podem atingir até 4 metros de comprimento e vivem cerca de 20 anos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Encerram na próxima semana inscrições de seletivo com 51 vagas no Nortão

A prefeitura de Nova Santa Helena (135 quilômetros de...

Homem é condenado por matar companheira no Nortão e seguirá em prisão domiciliar

O Tribunal do Júri condenou Marcelo Aparecido Martins por...

MPF denuncia motorista de caminhão preso com arsenal de armas em Mato Grosso

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um homem por...

Tribunal mantém pena de homem condenado por homofobia no Nortão

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a...
PUBLICIDADE