O comando do Corpo de Bombeiros recebeu duas aeronaves Air Tractor 802 cada uma com capacidade para três mil litros de água, para operações de combate a incêndios florestais em Mato Grosso e, principalmente, região Norte. O investimento está avaliado em R$ 18 milhões com recursos do Fundo da Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cerca de 70% do valor, e da Taxa de Segurança Contra Incêndio (Tacin), os outros 30%.
O tenente coronel Aluísio Metelo Júnior, disse, ao Só Notícias, que as aeronaves fazem parte do projeto “Bombeiros Florestais” e agora precisa ser instalado o Batalhão Emergencial Ambiental (de apoio terrestre e aéreo) no aeroporto presidente João Figueiredo, em Sinop. Será necessária uma estrutura específica (base) no aeroporto. Ele disse também que está viabilizando a sede de uma fazenda em Sinop onde as aeronaves possam permanecer antes e durante o período de queimadas (julho a outubro). “O município nos doou uma área, onde será feita a base, mas depende de estudos”.
A implantação deste batalhão seria específica para combater incêndios florestais na região Norte e também em outras localidades do Estado, partindo de Sinop. Os aviões deveriam ficar no município mas, com a indefinição sobre a implantação da base, devem continuar em Cuiabá. Caso ocorra alguma emergência e que necessite destes equipamentos, eles sairão da capital para fazer o auxílio onde necessário.
(foto: assessoria)