Os proprietários e financiadoras de veículos apreendidos que estão no pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), em Cuiabá, tem apenas três dias para comunicar o interesse em resgatá-los, evitando que eles sejam leiloados. Os donos devem procurar a Comissão Especial de Leilão, na sede da instituição, até a quinta-feira (30). O atendimento no local é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com o órgão, mesmo com os nomes na lista do leilão, as financiadoras e proprietários têm até o dia da venda (ainda não divulgado) para regularizar a situação no Detran/MT e reaver os veículos, após ter comparecido à autarquia, comunicando o interesse em resgatá-los.
Conforme Só Notícias já informou, 845 veículos serão leiloados em Sinop, Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres. Atualmente, existem 5.448 carros e motos apreendidos no Estado e, de acordo com o Detran, não será vendida uma quantidade maior, este ano, porque é a primeira vez em que um novo sistema será implantado, o que requer “cuidado”. A partir de agora, o processo obedecerá uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que, entre outras coisas, prevê mais agilidade na comercialização de carros, apreendidos há mais de 90 dias.
O primeiro leilão, em Cuiabá, ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro e contará com 235 veículos. Os dias exatos ainda não foram divulgados. Em Sinop será no mês de Março, em Rondonópolis em abril, em maio será a vez de Barra do Garças e em junho, Cáceres. Juntas, as últimas quatro cidades leiloarão 610 carros e motos. O último procedimento desta natureza realizado pelo órgão ocorreu em 2011, quando 700 veículos foram vendidos, sendo 292 em Cuiabá, 204 em Rondonópolis, 166 em Jaciara e 38 em Poxoréu.