O empresário Ueze Elias Zahran, 94 anos, está sendo velado, desde às 9h no hospital Albert Einstein em São Paulo. O corpo será cremado no início da tarde. Ele morreu, ontem, aos 94 anos. A causa da morte não foi divulgada. Ele deixa esposa, quatro filhos, netos e bisnetos.
O empresário foi o fundador do grupo Zahran, hoje dono das empresas de comunicação TV Morena, no Mato Grosso do Sul, e TV Centro-América, em Mato Grosso. As duas são afiliadas da rede Globo. Também é o fundador da distribuidora Copagaz.
Ueze era filho de imigrantes e nasceu em Bela Vista (MS), em 1924. De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, o primeiro negócio do empresário foi no ramo da exportação de café para a Argentina.
Já a entrada no mercado de distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) aconteceu em 1955, dois anos após a criação da Petrobras. Atualmente, a empresa fundada por Zahran é a quinta maior do ramo, no Brasil.
O início das operações na área de comunicação, por outro lado, se deu em 1965, quando, em parceria com os irmãos, inaugurou a TV Morena, a primeira emissora de Mato Grosso (antes da divisão). Dois anos depois, seria fundada a TV Centro América, em Cuiabá.
Zahran também investiu em ações sociais, ao longo da vida. A fundação que leva seu nome é responsável por cursos para jovens e adultos e promoção cultural para crianças e adolescentes. Em 2015, o empresário recebeu o título de “Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, oferecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ueze Elias Zahran nasceu em 15 de agosto de 1924, em Bela Vista (MS). Filho de imigrantes libaneses, dona Laila e seu Elias Zahran, era o segundo de seis irmãos. O fundador do Grupo Zahran deixa a esposa Lucila, com quem foi casado por mais de 60 anos, quatro filhos, dois irmãos, netos, bisnetos e sobrinhos.
O governo de Mato Grosso, em nota, decretou luto oficial de três dias. O governador Pedro Taques recebeu com pesar a notícia do falecimento de um dos maiores empreendedores do país. “Ueze Zahran foi um exemplo de empreendedorismo e visão em uma época em que a comunicação ainda começava a caminhar. O Grupo Zahran é um dos maiores do país e isso ajudou muito a economia do nosso Estado. Expresso minhas condolências à família, aos colaboradores das empresas do seu grupo e a todos que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele”, apontou.
O secretário de Estado de Comunicação, Marcy Monteiro, também lamentou o falecimento do empresário. “Ueze Zahran foi um visionário, que abriu caminhos para o progresso em Mato Grosso tanto na comunicação, com a fundação de uma rede de televisão e rádio, como também na distribuição de GLP. Que sua família receba nossos votos de pesar e tenha serenidade para superar este momento de dor”.
O governador eleito, Mauro Mendes (DEM), disse que Zahran foi “um grande empreendedor, um homem que faz parte da história do nosso estado de Mato Grosso, que tem aqui grandes investimentos, grandes contribuições em diversas áreas para o desenvolvimento do no nosso Estado”.
O ministro da Agricultura e ex-governador Blairo Maggi disse que “Zahran não deixou um legado só para a Comunicação e o grupo que ele representava. Tive a honra de conhecê-lo bem antes de ir para a política, e conheci um grande líder empresarial, muito importante também para o agro. Meus sentimentos à todos os familiares e amigos”.