A Secretaria de Estado de Segurança Pública deflagrou, esta manhã, mais uma etapa da Operação Bairro Seguro, com foco no combate aos crimes de homicídio, roubo e o tráfico de drogas. A ação integrada abrange todos os municípios de Mato Grosso e reúne mais de dois mil profissionais das forças de Segurança Pública, entre policiais civis e militares, bombeiros, perícia técnica e agentes do Detran.
O objetivo inicial é cumprir 191 mandados de prisão e 302 mandados de busca e apreensão. O efetivo envolvido diretamente nesta etapa inclui 916 policiais civis, 1175 policiais militares e 350 viaturas, com apoio das aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Estratégia inclui ainda centenas de ações ostensivas e preventivas ao longo das próximas 24 horas, tais como blitzes, bloqueios, fiscalização de estabelecimentos comerciais e abordagens de veículos e pessoas.
"Mais uma vez vamos demonstrar a capacidade de integração e, mais importante, de interação entre as forças de segurança pública. Só assim é possível concretizar uma operação desse porte . Quem ganha é a sociedade, que se sente mais segura", disse o secretário Rogers Jarbas.
Desenvolvida com o apoio de lideranças comunitárias, a estratégia da “Bairro Seguro” vem sendo colocada em prática desde abril, com resultados positivos para a redução de homicídios a crimes patrimoniais.
"A Operação Bairro Seguro é fruto de um planejamento integrado em todos os níveis de ação: estratégico, tático e operacional. Atendemos demandas que estavam reprimidas. Tivemos vários pedidos das comunidades para que intensificássemos o policiamento, aumentando o número de policiais e viaturas nas ruas. Alinhamos as demandas comunitárias com as questões técnicas das análises criminais da secretaria”.