O documentário “Destemidos Pioneiros: A Saga de Lucas do Rio Verde”, realizado pelo produtor cultural, Renato Negrão, foi selecionado pelo Edital Paulo Gustavo e contará a história da cidade luverdense através de relatos de 12 pioneiros. Em produção desde o mês de abril, o documentário será lançado no próximo dia 17, às 18h30, em um cinema, que fica localizado na Avenida Brasil, bairro Alvorada.
A exibição será gratuita e tem duração de 22 minutos. O ingresso será distribuído no local, por ordem de chegada. No caso de preenchimento total da sala, será liberado uma nova sessão na sequência.
“Convido toda comunidade para essa estreia, o projeto foi feito com muito carinho, contou com participações especiais de pioneiros importantes, que ajudaram no desenvolvimento da cidade, e tenho certeza que essa obra audiovisual será utilizada como referência pelos moradores da cidade, pelas escolas e para o público que se interessar pela história de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, através da assessoria.
Além da produção do filme, foram realizados cursos gratuitos sobre a produção de projetos documentais e palestras nas escolas municipais sobre a importância de trabalhos documentais para a preservação da memória. A iniciativa fez parte do projeto, como forma de incentivar o desenvolvimento de ações culturais na comunidade.
“Queremos contar essa história porque através da preservação da memória, a gente consegue explicar para as novas gerações como a cidade surgiu, qual o contexto que ela está inserida, fazer as pessoas que moram, que escolheram Lucas para viver, entender como tudo aconteceu. A gente acredita muito que a partir disso, você consegue fortalecer as raízes com a região e passar o legado pro futuro”, ressaltou o produtor cultural Renato Negrão.
Após o lançamento do documentário, o material bruto das entrevistas será doado para o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, para que possa ser utilizado em projetos audiovisuais do futuro.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.