PUBLICIDADE

DNPM pede reforço em 5 barragens em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) pediu o reforço na segurança em cinco barragens localizadas em Cuiabá, Nova Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda que receberam classificação C na última vistoria, a mesma classificação da barragem do Fundão, que se rompeu em Mariana (MG). Uma barragem em Poconé também será reforçada, mas obteve classificação diferente.

Ao todo, Mato Grosso possui 23 barragens. A informação foi divulgada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia. As barragens recebem uma classificação de A até E pela combinação entre risco de rompimento e dano potencial associado, sendo A de alto risco e E baixo risco.

Cinco barragens apresentam alto risco de dano em caso de rompimento e baixo risco iminente: Rejeito Casa de Pedras (Cuiabá), barragens B1 e B5 (Nova Lacerda), Dique de Finos (Vila bela da Santíssima Trindade) e barragem EPP (Pontes e Lacerda). Apenas a barragem Cava Central, em Poconé, apresenta alto risco iminente e baixo risco de dano.

O superintendente do DNPM em Mato Grosso, Márcio Corrêa Amorim, explicou que mesmo com a classificação igual às barragens de Mariana não existe risco eminente devido ao porte de operação delas serem bem inferiores a da cidade atingida pela tragédia. Por medida de segurança, uma equipe está fiscalizando constantemente estas localidades e acompanhando as alterações.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que vai auxiliar o DNPM nas fiscalizações. Quando uma irregularidade é detectada nas barragens é repassado para o Departamento tomar as medidas necessárias para prevenção.

O relatório referente às atividades das mineradoras do ano de 2015 será divulgado pela DNPM entre os meses de janeiro a março de 2016. Com neste estudo é qualificado os riscos das barragens.

A barragem da Samarco, em Mariana (MG), rompeu no dia 5 de novembro. A lama da barragem espalhou rapidamente pelo Rio Doce e alcançou o mar, atingindo uma área de 80 km². Com a tragédia, 11 pessoas morreram e outras 11 pessoas ainda estão desaparecidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE