PUBLICIDADE

DNIT diz que 85% do trecho da BR-163/364 entre Cuiabá-Rondonópolis foram duplicados

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

As obras de duplicação da BR-163/364 avançaram neste ano em Mato Grosso e chegaram a 85% de conclusão entre Cuiabá e Rondonópolis. Dividida em três lotes, as obras ocorrem em 174 km neste trecho e contam com duplicação e restauração. Grande parte da via duplicada está sendo executada em pavimento de concreto, tecnologia que tem como vantagens, maior durabilidade e economia nos serviços de manutenção.

“A duplicação é uma grande realização para Mato Grosso e também para o Brasil, em função de ser uma das principais vias de escoamento da produção brasileira. Além de diminuir consideravelmente o tempo de viagem dos usuários, também reduziu o número de acidentes frontais de veículos na rodovia”, explica o superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura)  em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado.

O empreendimento ainda conta com obras no Distrito Industrial de Cuiabá, onde estão sendo erguidos quatro viadutos e a ampliação das ruas laterais (que é a principal entrada no perímetro urbano da capital). O trecho que contempla o lote do Distrito Industrial tem 42,40 km de extensão, que se inicia no segmento em concreto da Serra de São Vicente até o viaduto existente no entroncamento com a Rodovia dos Imigrantes (BR-070). A média diária nesse segmento da rodovia supera os 8 mil carretas, bitrens e caminhões, que interferem diretamente na mobilidade urbana de Cuiabá. A previsão é de que as obras sejam concluídas neste trecho em 2020 – não foi informado se no primeiro ou segundo semestre.

Neste ano, foi liberada para os usuários, uma das pistas que está sendo duplicada no Distrito Industrial de Cuiabá. Nova liberação de 12 km foi feita em dezembro, com o objetivo de que nas férias de fim de ano, os motoristas possam trafegar em via duplicada até Jaciara e de Juscimeira até Rondonópolis

Ainda na BR-163/364, foi entregue, há poucos dias, o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 388, na saída de Cuiabá em direção a Rondonópolis. No local, uma nova edificação foi construída e também levantada uma nova estrutura de cobertura das pistas. Para o início de 2020, está programada a entrega do contorno de Juscimeira, também na mesma rodovia federal. A conclusão da duplicação da BR-163/364 será em meados de 2021, com a realização do contorno de Jaciara.

Mato Grosso tem a 6ª maior malha rodoviária do Brasil, com mais de 4,5 mil km de rodovias. Em função do intenso tráfego de veículos pesados e a importância geográfica do Estado no plano nacional de logística, os trabalhos de manutenção e restauração são constantes.

O DNIT conta com contratos de manutenção e restauração em todas as rodovias federais de Mato Grosso. Em 2019, foram restaurados 384,46 km de rodovias. Nas estradas não pavimentadas, foram realizados patrolamentos, cascalhamentos e recuperação/restauração de pontes nas BR-174/MT, trecho da BR-158/MT e BR-242/MT.

A informação é da assessoria do Departamento Nacional de Infra-estrutura em Mato Grosso.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE