O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou hoje que está “trabalhando em ritmo acelerado” na construção da ponte estaiada sobre o rio Araguaia e nos acessos na BR-080, entre Mato Grosso e Goiás. A autarquia detalhou que, até agora, já executou 100% da etapa de infraestrutura (fundações) no trecho navegável e avança com a etapa de mesoestrutura (pilares).
A ponte será do tipo estaiada, com uma extensão de 1.031 metros, duas passarelas, com quatro mastros de pilares para fixação dos estais e 31 metros de altura do gabarito de navegação. Haverá ainda a implantação e a pavimentação de dois acessos: na margem direita, do km 406,20 ao km 410,30, a partir do acesso ao povoado de Luiz Alves pela BR-080/GO e, na margem esquerda, do km 0 ao km 1,67, no município de Cocalinho (MT), dando início à BR-080/MT, totalizando 5,77 quilômetros.
Além disso, no Parque Industrial de Luiz Alves, onde o canteiro central das obras está localizado, o DNIT já fabricou 56 vigas longarinas, que serão lançadas na última etapa da construção da ponte, a superestrutura. Também são produzidas no local as pré-lajes, as vigotas e outros componentes pré-fabricados para a construção da ligação.
O investimento total da obra é de R$ 165,8 milhões. A previsão de término dos serviços é fevereiro de 2023.
Em Mato Grosso, outra construção de ponte foi anunciada na semana passada pelo governo do Estado. Conforme Só Notícias já informou, a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística abriu processo licitatório para contratação de empresa para construção da estrutura de concreto sobre o rio Arinos, na MT-242, entre os municípios de Itanhangá e Nova Maringá (513 e 389 quilômetros de Cuiabá, respectivamente). A obra está orçada em mais de R$ 16,4 milhões e será licitada em regime diferenciado de contratação, em lote único e por menor preço, com abertura das propostas dia 18, às 14h, na secretaria.