O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado oficializou à prefeita Lucimar Sacre de Campos a aprovação do anteprojeto do Contorno Norte, uma obra de R$ 500 milhões e que permitirá que a passagens de veículos por Cuiabá e Várzea Grande, sem entrar em suas ruas e avenidas.
A retomada das obras do anel viário, Contorno Norte, vai diluir o trânsito pesado de cargas entre as duas principais cidades do Estado, ao criar um corredor direto para o interior ou para outros estados do país, tanto no sentido Norte ou Sul.
Apesar de ser um trecho sob concessão, as obras de melhoria da Rodovia dos Imigrantes traz projeto para construção desse ramal até o Contorno Norte. Fanaia explicou que a retomada das obras será possível porque uma “importante etapa” desse processo foi cumprida esse mês com o fato do DNIT ter aceito o anteprojeto de engenharia da obra, que passa dos atuais 10 quilômetros, em Cuiabá, para somar 51 quilômetros interligando as duas cidades. O projeto passa pela BR 163/364 em Várzea Grande, na altura do rio Pari e pela BR 070/163/364 em Cuiabá.
Nessa versão ampliada que consta no anteprojeto são duas vias duplicadas, todas feitas em concreto, quatro pontos, quatro viadutos e uma trincheira.
“Com o anteprojeto de implantação e melhoria viária do Contorno Norte avançamos para etapa seguinte, que é a audiência pública, sucedida de licitação. A intenção é licitar a obras ainda nesse ano e concluir o projeto executivo”, explicou Fanaia.
Desconsiderados os processos burocráticos da obra em si, o projeto físico deve ser concluído em três anos. Dos R$ 500 milhões previstos, R$ 110 milhões estão depositados em conta do governo do Estado há 5 anos. Conforme Fanaia, a obra teve versão final do DNIT, mas é um projeto de autoria do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). “Os recursos já em caixa correspondem a 20% do orçamento global e são suficientes para o custeio de um ano de obras”.
A empresa que vencer a licitação terá prazo de seis meses para elaborar o projeto executivo da obra, via contratação pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).
“É um anúncio muito importante para melhoria do tráfego e mobilidade entre as duas cidades que acabam absorvendo parte do transporte de cargas do Estado. No entanto, para Várzea Grande, o impacto positivo proposto pela obra passa por uma solução emergencial aos constantes problemas e acidentes que passaram a fazer parte dos cerca de 30 quilômetros da rodovia Imigrantes, que cortam nossa cidade. É preciso investimentos para que esse trecho da Imigrantes tenha ligação direta com o anel viário. Feito isso, aí sim teremos avançado na logística estadual com ação estruturante e de longo prazo”, cobrou a prefeita do superintendente regional do DNIT.
Lucimar ressaltou ainda que além de um trânsito com maior fluidez, essas obras criarão um novo corredor comercial levando desenvolvimento para várias regiões e bairros. “Sem contar que ainda temos obras como a duplicação da avenida Filinto Muller que integrará toda a região Oeste de Várzea Grande e que promoverá a interligação com a Rodovia dos Imigrantes, com a Rodovia Mário Andreazza, com a avenida Governador Júlio Campos e futuramente com o Contorno Norte, se tornando um marco no desenvolvimento de Várzea Grande e Cuiabá”, disse Lucimar.