O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou o resultado do Exame de Suficiência, primeira edição deste ano, para bacharéis em Ciência Contábeis e para técnicos em contabilidade aplicado em março em todo o país. A relação está disponível no site do conselho. Foram pouco mais de 500 inscritos em Mato Grosso.
No país, foram 14,2 mil bacharéis e 2,3 mil técnicos inscritos e, de acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, o índice de aprovação (30,83% para bacharel em ciências contábeis e 24,93% para técnico em contabilidade) foi considerado baixo, fato que era previsto pelos membros da comissão, mesmo sabendo que o nível das provas não era considerado difícil.
Por assessoria, a vice-presidente destacou que o baixo índice de aprovação no Exame de Suficiência deverá forçar as Instituições de Ensino Superior (IES) a melhorar os seus cursos de graduação, caso contrário, poderão ver seus alunos migrarem para faculdades que apresentaram resultados satisfatórios no Exame. Com a cobrança, a expectativa é que nas próximas edições da prova, o índice de aprovação seja maior.