PUBLICIDADE

Dirigentes que avaliarão mudanças no Código de Processo Civil serão escolhidos nesta semana

PUBLICIDADE

A comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar mudanças no Código de Processo Civil reúne-se quarta-feira (24) para escolher o presidente e os vice-presidentes. Elaborado por uma comissão de juristas, o projeto que vai alterar o atual código foi aprovado no fim do ano passado no Senado e agora tramitará na comissão especial antes de chegar ao plenário da Câmara.

O novo texto altera pontos fundamentais do Código de Processo Civil, como o prazo processual. Hoje, o prazo é contado em dias corridos. Se aprovado o projeto, o prazo passará a ser contados em dias úteis. O texto também diminui o número de recursos, para dar mais agilidade às decisões. E o recurso protelatório, usado para atrasar a conclusão do processo, será punido com multa.

O projeto prevê ainda que testemunhas sejam ouvidas por videoconferência. Algumas poderão ser convocadas por carta ou pelo advogado. O novo código também define o valor dos honorários para causas contra a Fazenda Pública entre 1% e 20%, dependendo do valor da causa. Hoje não existe essa previsão.

Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), este "será o ano dos códigos". O Código Florestal foi votado no primeiro semestre, o novo Código Brasileiro de Aeronáutica está pronto para votação e, em breve, a Casa começará a discutir alterações no Código Comercial.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE