A diretora-geral do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a norte-americana Constance Thomas, chega em Cuiabá nesta sexta-feira (9) para conhecer projetos sociais desenvolvidos em parceria com governos e instituições. Pela manhã, ela se reúne com gestores do Sistema Fiemt, e à tarde, visita a turma-piloto de 50 alunos do Programa Me Encontrei, no Senai do Porto. Acompanha a diretora no encontro o coordenador do Programa Internacional de Combate ao Trabalho Infantil – IPEC/OIT, Antônio Carlos de Mello Rosa.
O Programa de Ação Me Encontrei foi lançado em outubro deste ano, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e diversos outros parceiros. Iniciativa pioneira no Brasil, o projeto iniciou suas atividades com uma turma de 50 adolescentes que recebem profissionalização juntamente com o reforço escolar. Ao mesmo tempo, são contratados por empresas que praticam responsabilidade social, com uma remuneração no valor de um salário mínimo mensal entre salário-aprendiz e ajuda de custo.
O projeto Me Encontrei integra as ações de enfrentamento ao trabalho infantil que em Mato Grosso atinge mais de 80 mil crianças e adolescentes, sendo 67% delas no meio urbano, como apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2009). Em Cuiabá, a diretora da OIT visita as dependências do Senai do Porto, a partir das 13h30, onde as aulas do programa estão sendo ministradas.