O diretor geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Reginaldo Rossi do Carmo, garantiu a implantação de uma gerência regional da unidade no município. Pela proposta, a prefeitura ficaria responsável pela construção da sede. O projeto modelo tem mais de 660 metros quadrados e inclui toda parte de medicina legal, identificação técnica e criminalística.
Atualmente os acidentes com vítimas fatais ou mortes decorrentes de alguma situação que passe pela esfera criminal, é a equipe de Politec de Sorriso que realiza os procedimentos de identificação e liberação dos corpos. Em alguns casos, os corpos ficam expostos nos locais do ocorrido por horas devido o tempo de locomoção da equipe de profissionais da Politec. Com a implantação da unidade em Nova Mutum, a expectativa é que esses casos sejam atendidos com mas agilidade, evitando assim uma dor ainda maior entre os familiares.
De acordo com o diretor da Politec, a reunião teve um grande proveito. Ele destaca ainda que a Prefeitura tem demonstrado um grande empenho para implantação da gerência regional. “Demos um passo importante para implantação da Politec aqui na região, a proposta é implantar aqui uma unidade com toda estrutura que dispomos, para termos condições de atendermos todos os municípios vizinhos”.
Ele apontou ainda o fato de Nova Mutum se destacar no cenário estadual como modelo de desenvolvimento. “Nova Mutum é uma cidade estratégica para a segurança de Mato Grosso, é precisamos destacar que este município é um grande modelo de desenvolvimento e organização, por isso, estamos priorizando essa parceria”.
O prefeito em exercício Leandro Felix Pereira argumentou que essa é uma demanda antiga que vinha sendo pleiteada pelo prefeito Adriano Pivetta. “O prefeito vem cobrando a tempo o estado para implantar aqui em Nova Mutum a unidade da Politec e aproveitamos a vinda do governador aqui no último dia 24 para fazermos essa agenda de hoje. A partir de agora vamos definir os tramites para em breve termos mais essa grande conquista”.
Ficou definido na reunião que o município analisará uma área adequada aos padrões exigidos e ao mesmo tempo o Estado ficará responsável pela elaboração do projeto e criação do lotacionograma para destinar os profissionais que atuarão na unidade regional da Politec de Nova Mutum.