O secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, cumpre esta semana agenda de trabalho na região do Araguaia. Sua primeira agenda será no município de Barra do Garças onde participa do 1º Encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do Médio Araguaia, que será realizado nesta quarta-feira (23.02), às 19h, na Câmara Municipal do Município.
O evento tem o objetivo de garantir a participação ativa dos membros que compõem os Consegs nas questões de Segurança Pública, de modo a democratizar a discussão e adoção de medidas práticas que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades em vive.
Os Consegs funcionam como uma associação que tem por finalidade discutir os problemas apresentados pelos moradores aos membros e levantar propostas para a melhoria da segurança na região. Com representantes da comunidade e policiais civis e militares, o Conselho debate os principais pontos relacionados ao tema pelo menos uma vez ao mês. Atualmente mais de 168 Consegs já estão em funcionamento em todas as regiões do Estado.
Na quinta-feira (24.02) o secretário segue para a cidade de Água Boa (736 km da Capital) para participar da Aula Inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. O evento será às 10h, no auditório da Câmara Municipal do Município. Na sequência Diógenes irá visitar as instituições de segurança pública de Água Boa.
E para finalizar a agenda de compromisso na região do Araguaia o secretário inaugura nesta sexta-feira (25.02), no município de Vila Rica (1276 Km da Capital) , às 08h, a Sede do Comando Regional da Polícia Militar, localizado na rua 01, esquina com a rua 12 (antigo Hospital de Vila Rica).
Em seguida, Curado participa da criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). A solenidade acontece, às 10 horas, na sede do novo Comando Regional.
GABINETES INTEGRADOS
O primeiro município a ter o Gabinete de Gestão Integrada municipal (GGI-M) foi Várzea Grande, no ano de 2009. Outras 18 cidades têm instalados os GGI-Municipais.
Representantes do poder Judiciário, Legislativo e Executivo municipal, gestores de segurança pública, sociedade organizada integram o conselho do GGI. Com a municipalização do Gabinete, as cidades podem pleitear e inserir projetos diretamente no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que trabalha com ações de redução, prevenção e combate à criminalidade, aliando atividade de segurança e sociais.