Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, que circula hoje, estabelece os pontos facultativos no governo do Estado durante os jogos que ocorrerão em horários comerciais das seleções do Brasil e também das que entram em campo durante a primeira fase da Copa do Mundo na Arena Pantanal. São elas Japão, Rússia, Colômbia, Chile, Austrália, Bósnia, Nigéria, Coréia do Sul.
No dia 12 de junho (quinta-feira), data de estreia do Brasil no Mundial contra a Croácia, o horário de expediente será somente das 7h30 às 13h30 em todo o Estado. No dia seguinte, em 13 de junho (sexta-feira), haverá ponto facultativo em Cuiabá e Várzea Grande em função da partida entre Chile e Austrália, na Arena Pantanal. O expediente no Estado segue normalmente.
Nos duelos entre Brasil e México e Rússia e Coréia do Sul, em 17 de junho (terça-feira), apenas os servidores do Estado vão trabalhar das 7h30 às 13h30, não incluindo os de Cuiabá e Várzea Grande, que terão ponto facultativo o dia todo. Em 21 de junho (sábado), a Arena Pantanal abriga o jogo entre Nigéria e Bósnia.
No dia em que o Brasil enfrenta Camarões, em 23 de junho (segunda-feira), o horário de expediente em todo o Estado será das 7h30 às 13h30. O decreto também fixa ponto facultativo em Cuiabá e Várzea Grande, não incluindo o Estado, em 24 de junho (terça-feira), quando Japão e Colômbia entram em campo.
Independente dos pontos facultativos, os órgãos que trabalham em regime de plantão, com atividades essenciais, continuam atuando normalmente, como setores da Saúde, Segurança e Educação.