Dezoito crimes tentados ou cometidos contra a vida em Arenápolis e Nortelândia serão julgados em setembro e outubro, sendo que 14 sessões ocorrerão no primeiro mês e o restante no próximo. Todos os julgamentos ocorrerão na Comarca de Arenápolis, que conta com Plenário do Júri, espaço não disponível no município vizinho. Dos julgamentos marcados para setembro, dez são referentes a crimes ocorridos em Arenápolis, o restante aconteceu em Nortelândia. Em outubro, outros quatro delitos ocorridos neste município farão parte da pauta.
Acusados de assassinar Raimundo Rodrigues Pereira, os réus Bento Pedro de Lima, Edvaldo José dos Santos, Zaqueu Pedro Arcanjo, Valter Gomes de Oliveira e Sadi Luiz Brustolin serão julgados em setembro pelo crime cometido por espancamento em 27 de abril de 1997. O processo foi desmembrado.
Consta na denúncia que no referido dia, por volta de 23h, em via pública próxima ao bar do "Nino", em Arenápolis, policiais civis e militares, comandados pelo delegado Sadi Brustolin, faziam um arrastão. Na ocasião, os policiais autuaram José Reinaldo Rodrigues que portava um punhal. O homem era irmão de Raimundo, que insistiu para ser preso também.
O delegado acatou o pedido, mas terminou se irritando quando Raimundo pediu que avisassem o seu patrão do ocorrido. Foi então que Brustolin deu um violento soco no rosto da vitima derrubando-a no solo. Na sequência, todos os policiais militares e civis passaram a espancar a vitima com pontapés, socos e cassetetes, causando-lhe traumatismo raqui-medular, que o levou à morte. Durante o espancamento, as pessoas que ali estavam foram afastadas sob a mira de revólveres.
O primeiro a sentar no banco dos réus será o delegado Brustolin, no dia 21 de setembro. Na sequência serão julgados Edvaldo José e Valter Gomes (dia 23), Bento Pedro (dia 26) e Zaque Pedro (dia 28), encerrando as sessões do mês.
Entre os réus de Nortelândia a serem julgados em setembro estão Osmar Rosa Moreira, conhecido pelo apelido de "Mago", e Vilson Jairde de Arruda. A dupla é acusada de assassinar Aldo Amaury Ransolin e Edmilson Novaes da Silva, conhecido como "Neguinho", no dia 18 de agosto de 2004, na Discoteca "La Dance", no Parque de Exposições do município. Osmar e Vilson eram desafetos das vítimas.
A denúncia do Ministério Público aponta que os acusados sacaram os revólveres na presença de várias pessoas e atiraram. Três disparos efetuados por Vilson atingiram o tórax de Aldo, que foi a óbito. Osmar é apontado como o autor de quatro tiros contra "Neguinho", ferido no tórax e perna. O processo foi desmembrado, porém os dois acusados serão julgados ainda em setembro. Osmar sentará no banco dos réus no dia 1º, enquanto Vilson vai a julgamento no próximo dia 8.
Para o dia 22 de setembro, está marcado o julgamento de Francisco Antenor Gonçalves, acusado de tentar contra a vida de Fernanda Soares da Silva, Joelma Soares da Silva e José Honório da Silva, também na cidade de Nortelândia. Conforme denúncia do Ministério Público, no dia 4 de dezembro de 1992, por volta da meia-noite, o réu usou um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 7.65 para atirar contra a casa das vítimas. Inicialmente, Francisco atirou em direção à janela do quarto e depois em direção à sala, quando Joelma, Fernanda e João saíram do cômodo, ficando apenas o filho recém nascido de Joelma, não matando nenhuma das vítimas por circunstâncias alheias à sua vontade.
Pedido – Os julgamentos referentes aos crimes cometidos em Nortelândia eram realizados na Câmara Municipal da cidade, causando grande transtorno, já que o local não é destinado especificamente a esse fim. Diante da situação, há tempos os juízes de Nortelândia pediam para fazer os julgamentos em Arenápolis. O pedido foi acatado pelo atual Corregedor-Geral da Justiçado Estado deMato Grosso, desembargador Márcio Vidal. É importante entender que nãose trata de desaforamento, uma vez que será utilizado o corpo de jurados e os servidores da Comarca de Nortelândia, sendo que Arenápolis somente vai ceder o prédio.