O governador Pedro Taques participou, hoje, da posse de 19 defensores públicos. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo destacou os esforços realizados no caixa do Estado para possibilitar a nomeação dos aprovados no concurso. Na cerimônia, o defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, afirmou que os defensores têm um papel fundamental na consolidação dos direitos humanos. Destacou que a Defensoria estará presente no próximo ano em todas as Comarcas do Estado, graças às novas nomeações. “Nossa vitória é dar voz à sociedade”.
Djalma agradeceu o apoio recebido do governador para tornar as nomeações realidade. Contou que no dia 31 de dezembro de 2014, teve a informação de que o orçamento para o ano de 2015 havia sido vetado pela gestão anterior. Entretanto, o aporte necessário para o funcionamento no ano de 2015 foi feito pelo governo do Estado.
Lembrou que no ano passado, o orçamento permitiu a realização do primeiro concurso público para o corpo técnico da Defensoria. Já em 2016, o orçamento destinado possibilitou a abertura de novas unidades da Defensoria e a realização do de um novo concurso.
Já o governador Pedro Taques destacou que o papel da Defensoria é de distribuir justiça e entregar esperança. O governador lembrou que em sua trajetória profissional, trabalhou como estagiário em Defensoria e depois foi aprovado em concurso para defensor público, em São Paulo. Contou que se encantou com o trabalho, por poder ajudar a quem mais precisa.
Para o governador, os defensores têm papel fundamental para fazer valer o que a Constituição prevê. “Uma sociedade mais livre, justa e solidária. É um conceito quase de origem religiosa de busca do bem comum, de fazer ao outro o que você quer que faça a você mesmo. Vocês estarão diante de pessoas que nunca mais esquecerão o cheiro, quem trabalha em execução penal sabe o cheiro que tem no presídio e guardarão pelo resto da vida o cheiro da pessoa que busca pela justiça”.
Quando ao reforço no orçamento da Defensoria Pública, Taques destacou que, como governador, foi convencido da necessidade de aumentar o quadro de defensores e decidiu fazer o acréscimo no orçamento por conhecer a importância do órgão para as pessoas que mais precisam.