A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria, ofertará dez mil vagas, em 46 cursos de qualificação, este ano. Elas serão destinadas, prioritariamente, para pessoas com idade entre 16 a 59 anos e que estejam inseridas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal.
Para a coordenadora de Proteção Social Básica da secretaria, Ariane Baena, a estimativa é a de que ainda em fevereiro as pré-inscrições estejam disponíveis para a população. Ela explica que o Pronatec oferta gratuitamente cursos presenciais de formação inicial continuada (FIC), com no mínimo 160 horas de duração, em diversas áreas profissionais. Os alunos recebem, após o início do curso, um valor em dinheiro para alimentação, transporte, além dos materiais escolares. Para concorrer a vaga, é necessário escolher o curso e realizar a pré-matrícula.
Ariane ainda destaca que alguns cursos foram estrategicamente concebidos considerando o advento da Copa do Mundo, como a oferta dos cursos de inglês básico e intermediário. “Os cursos seguem alguns critérios, mas temos uma grande disponibilidade para atendimento. Por exemplo, para fazer o curso de inglês básico não é necessário possuir o ensino fundamental completo”.
As atividades serão realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Construção) e pelo Senai Cuiabá.