O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso realizou, este ano, a descontaminação e reciclagem de 2.185 veículos que estão nos pátios de mais de 70 Circunscrições Regionais de Trânsito e Agências Municipais no interior do Estado. A ação é um trabalho para manter a limpeza dos pátios do Detran em todo o Estado.
Segundo o gerente de Leilão do Detran, Lupercio de Lima Soares, a estimativa é reciclar cerca de mil toneladas de materiais. Os veículos foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuem mais condições de transitar pelas vias públicas. São carros e motocicletas que estão parados nos pátios das CIRETRANs e Agências Municipais e não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano.
Os donos dos veículos foram notificados através de edital publicado em Diário Oficial do Estado com antecedência pelo Detran. Mas, conforme o departamento, muitas vezes, não providenciaram a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.
O processo de descontaminação inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.