PUBLICIDADE

Detran nomeia agentes e atualiza servidores em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O ano foi considerado produtivo para o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Já no início de fevereiro foi realizada a distribuição de nove mil kits educativos de bafômetros descartáveis na Campanha Educativa de Carnaval, intitulada “Pare de Folia no Trânsito” – uma parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Governo do Estado por meio da Casa Civil. A iniciativa focou em questões que envolvem a Nova Lei Seca e os elevados índices de acidente envolvendo bebida no trânsito.

Em relação ao quadro de servidores, 64 agentes de trânsito foram nomeados em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (SAD-MT), número que atendeu a demanda da capital e do interior. Os profissionais assumiram atribuições de média complexidade. São examinadores, fiscalizadores, assistentes de trânsito e vistoriadores de veículos.

Junto ao setor de Estatística do órgão, o Renaest, o Detran realizou por duas vezes em 2013 pesquisa sobre qualidade de atendimento ao público, com intuito de avaliar os serviços prestados. O levantamento foi aplicado nos setores de Habilitação e de Veículos, onde há mais circulação de pessoas. A iniciativa possibilitou um diagnóstico da situação dos departamentos.

Fora isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito promoveu campanhas durante o ano, como a de Volta às Aulas, os programas Rota Cidadã, Motociclista Vivo, DETRAN Educa, Na Pista Certa, além da Semana Nacional de Trânsito com o tema: Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – “Álcool, outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, o Detran qualificou taxistas com 220 horas/aula de Inglês, Espanhol e habilidades específicas. Os mototaxistas contaram com 50 horas/aula, tendo como conteúdo disciplinas relacionadas à ética e cidadania, legislação de trânsito, segurança e saúde, transporte de cargas, entre outras. Os cursos gratuitos foram oferecidos por intermédio dos programas “Transporte na Copa” e “Copa em Ação”.

Os servidores do órgão também receberam capacitação, com as matérias de direção defensiva, legislação, primeiros socorros, meio ambiente e trânsito, cidadania e educação para o trânsito. Outra qualificação foi sobre Previdência Social. Com a volta do expediente em horário integral, os funcionários se beneficiaram da reabertura do “Nosso Restaurante”.

lém destas ações positivas, os municípios de Sorriso e Barra do Garças assinaram, em parceria com o Detran, o convênio de municipalização do trânsito, o que irá garantir o gerenciamento local de autos de infração, aplicação de multas e avaliação de defesa. Com a parceria, o valor das multas geradas a partir de infrações de circulação no trânsito local passará para os municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incra abre vagas para dois assentamentos em Mato Grosso; um no Nortão

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)...

Ataque de abelhas causa tumulto em escola de Sorriso

Um ataque de abelhas gerou momentos de tensão e...

MP defende atuação coordenada das instituições em crises de segurança em Mato Grosso

Promotores de justiça, policiais, peritos e bombeiros estão participando...
PUBLICIDADE