O governo do Estado divulgou, hoje, a tabela com os valores médios de mercado de veículos para apuração da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2014. Não houve variação nos percentuais. Para ônibus, micro ônibus, caminhão, veículos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente, motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência de até 180 cilindradas o valor será de 1% do preço total.
O lei aponta que será cobrado 2,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 até 300 cilindradas; 3% acima de 300 até 600 cilindradas e 3,5% acima de 600 cilindradas. Cerca 2% serão para automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até mil cilindradas; 2,5% para os utilitários; 3% para veículo terrestre de passeio, carga ou misto, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, e 4% para os de competição.
O recolhimento do imposto poderá ser efetuado em cota única ou em até três vezes. Em uma parcela, poderá ter redução do valor de 5% até o dia 10 do mês do vencimento e 3% até o dia 20. Em caso de atraso juros e multas serão calculados sobre o valor do imposto corrigido monetariamente, com base nos coeficientes em vigor no mês em que ocorrer o pagamento.
Mato Grosso deverá recolher R$ 413 milhões na arrecadação somente com o IPVA ano que vem. Último levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aponta que a frota chega a 1,5 milhões.