A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) finalizou dois novos projetos para modernizar o sistema do Departamento Estadual de Trânsito no Estado. Foram entregues para o órgão de trânsito os projetos do leilão DetranNet, que já está em funcionamento, e a Telemetria, cujo uso está previsto para iniciar em abril.
O projeto do leilão incluiu a implantação de novas funcionalidades e melhorias no sistema, que já serão percebidos no novo certame, cujo edital deve ser publicado no mês de abril. Somente no último leilão, de 444 veículos, o Detran arrecadou R$ 1,6 milhão. O da telemetria visa à integração entre Detran e Centros de Formação de Condutores (CFC). visando ter o controle e registro das aulas práticas através das câmeras de monitoramento e GPS nos veículos das autoescolas.
Para o diretor de Habilitação do Detran, Alessandro Andrade, o projeto da telemetria representa um passo gigantesco para a segurança e o controle de aulas práticas, uma vez que todo o registro das aulas passará a ser informatizado no sistema do Detran – e não mais manualmente. A previsão é de que a telemetria seja implantada em todos os veículos para requerimento de primeira habilitação na categoria B, para adição de categoria, na categoria B, e para mudança de categoria, nas categorias C, D e E.
“O sistema de telemetria vai permitir ao Detran o controle – através de biometria, foto, vídeo e áudio – das aulas ministradas pelas autoescolas. O Detran também vai ter acesso ao GPS, quilômetro rodado, duração de aula e sensores instalados nos veículos para verificar se a aula está sendo praticada. Até então, os lançamentos das aulas eram feitos de forma manual e controle em papel, o que permitia um grande número de fraudes”, disse.
Desse modo, segundo Alessandro, a telemetria vai oferecer ao Detran maior segurança no controle das aulas, pois será possível exigir o cumprimento integral de toda a carga horária das aulas e não será permitido que o aluno realize um número menor de aulas. “Haverá o cumprimento de todas as aulas, a monitoria dessas aulas, além de possibilitar também a monitoria dos veículos nos dias de teste”, afirmou, através da assessoria.