O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), via Coordenadoria de Educação para o Trânsito, estará implantando nos municípios do interior de Mato Grosso, a partir deste mês, o projeto “Educando Crianças para o Trânsito”. Trata-se de uma projeto de educação contínua e que envolverá estudantes de 1ª a 4ª séries, que receberão noções de segurança no trânsito e cidadania, numa verdadeira inovação da gestão educacional.
“Já era tempo de conscientização e em saber que problema de trânsito é problema da sociedade da comunidade e não do Detran”, disse o coordenador de Educação para o Trânsito, Enio Luiz Caldart, que nas últimas semanas tem visitado o interior e os pólos onde o Detran mantém gerências, explicando o projeto aos secretários municipais. “Todos os secretários municipais são unânimes em reconhecer a necessidade do projeto”, disse Caldat.
O projeto vai formar inicialmente 300 professores de 05 regiões. E logo a seguir serão formados, na Baixada Cuiabana, cerca de 100 professores. O Detran irá proporcionar material completo, constando de fitas de vídeo, cartilhas e quadros os quais explicam 41 atividades.
Serão debatidos ainda temas como legislação de trânsito, proteção ao meio ambiente e cidadania, primeiros-socorros, direção defensiva e outros.
O treinamento ocorrem nos seguintes locais e datas: Nesse mês de Novembro, em Rondonópolis dias 21 e 22 .Em Barra do Garças, de 24 a 25. Cáceres de 28 a 29 . Para o mês de dezembro está previsto em Tangará da Serra de 01 a 02 . E em Sinop de 05 a 06 também do mês de Dezembro.