O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) definiu que todos os serviços públicos disponíveis de forma eletrônica ficarão suspensos na forma presencial. Entre as demandas, estão, licenciamento anual de veículo, emissão de taxas como o IPVA, Seguro DPVAT e multas, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir e troca para a CNH definitiva. A alteração é em conformidade ao decreto estadual publicado durante a última semana.
Os serviços estão disponíveis no site da Autarquia e no aplicativo MT Cidadão. Além disso, pelo aplicativo e pelo site do Detran também é possível realizar a consulta a informações de veículo, informações de condutor, resultado de Recurso de Infração, Certidão Negativa de Multa, emissão da Certidão de Condutor, validar documentos, Certidão de Propriedade, consulta a valores e taxas de serviços e extrato de multa do Detran.
A partir de amanhã, o Detran irá funcionar com horário de atendimento ao público das 7h30 às 13h30, apenas para realização de serviços exclusivamente presenciais, como a entrega da CNH, transferência de propriedade, emplacamento, troca da placa Mercosul, segunda via do Certificado do Registro do Veículo (CRV), vistoria, e comunicação de venda de veículo.
Considerando ainda a proibição da utilização do sistema biométrico, estabelecida no decreto, o Detran também suspendeu os serviços de primeira habilitação e renovação da CNH. As informações são da assessoria.