O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso está habilitado para o novo sistema de validação facial, que consiste na coleta de foto e biométrica dos condutores e é usada no momento da captura de imagens para os processos de habilitação como renovação, alteração de dados, adição e mudança de categoria. O sistema foi estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em maio deste ano, e as imagens são enviadas ao banco de dados do órgão para averiguação de similaridade com as imagens já armazenadas, referente ao último requerimento iniciado pelo condutor, independente de qual Estado onde tenha feito captura de imagem.
Caso a similaridade da validação facial seja menor que 90%, o processo será encaminhado para análise manual do servidor do Detran. Se ainda assim houver dúvidas quanto aos traços faciais do condutor, documentos complementares poderão ser solicitados, como o RG ou a CNH anterior, para comprovação da identidade do motorista.
O diretor de Habilitação, Alessandro Andrade, ressalta que se os documentos solicitados comprovarem que a pessoa que realizou a validação facial não seja o condutor, o processo será identificado como fraude. “A validação facial deverá reduzir muito as fraudes em processos de renovação, alteração de dados, adição e mudança de categoria”, destacou Alessandro, lembrando ainda que o novo sistema não substitui a biometria, que continua sendo obrigatória em todos os processos de habilitação.
O sistema de validação facial já está em funcionamento no departamento em Cuiabá e nas Ciretrans onde é “realizada a coleta de imagem, escaneada e enviada para a sede do Detran para conferência da veracidade dos dados do condutor no sistema”.