Ocorre em São Paulo a Casa Itinerante do Brasil Central. O evento começou no dia 7 deste mês e vai até o dia 15 no Shopping Eldorado, com o objetivo de promover os estados da região Centro Oeste e o Distrito Federal. Toda a beleza dos destinos turísticos de Mato Grosso estão em evidência, uma vez que a equipe de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apresenta o potencial e disponibiliza informações em kits e materiais impressos, além das atrações de realidade virtual e produtos do artesanato regional. E hoje teve a apresentação cultural com o grupo Flor Ribeirinha, de Cuiabá.
“Algumas operados já passaram pelo evento em rodada de negócios e também deixaram materiais para distribuição. Os visitantes têm manifestado interesse e se apropriam dos folders para orientação”, revelou a Analista de Desenvolvimento Econômico e Social e Turismóloga da Seadtur, Daniela Fernandes.
Os óculos de realidade virtual é uma experiência a parte. Através dele o visitante tem a sensação de estar nos locais turísticos, vislumbra os paredões, as cachoeiras, lagoas e as espécies que compõem os respectivos cenários. Para os que conhecem um pouco das belezas naturais é possível imaginar o encantamento que as imagens proporcionam. Já aqueles que nunca estiveram em local semelhante, vivenciam com deslumbramento.
“Faz muito sucesso, especialmente com as crianças. A reação é surpreendente”, detalha Daniela.
No estande também há uma plataforma toda de vidro que fazem os olhos duvidar sobre o que é real e o que é imaginário. Embaixo do vidro há a composição de animais do Cerrado e do Pantanal. Dá a sensação de estar em contato, ou melhor, indo ao encontro deles, uma vez que os passos sobre o vidro demonstram isso.
Produtos de artesanato regional de Mato Grosso e dos diferentes Estados da região Centro Oeste expressam a riquezas culturais presente em cada lugar e se encontram disponíveis para comercialização.
O projeto Brasil Central Turismo surgiu da união dos esforços dos Sebraes estaduais do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e de Goiás para posicionar o Brasil Central como destino integrado e de qualidade nos cenários nacional e internacional, promover o acesso a mercados para o público-alvo, aumentar a competitividade do destino e favorecer o desenvolvimento turístico regional e sustentável.
Segundo os organizadores, trata-se de uma estratégia integrada para a cooperação turística conjunta, coerente e eficaz voltada para o Brasil Central. As metas visam beneficiar pequenos negócios integrantes da cadeia produtiva do turismo.
Com esse propósito o projeto estabeleceu seis zonas de ação prioritárias para atuação: Bonito (MS); região do Pantanal – com Poconé, Nobres, Chapada dos Guimarães, Corumbá (MS) e Chapada dos Veadeiros (GO), Pirenópolis (GO) e Brasília (DF).