A Via Brasil BR-163, concessionária responsável pela gestão das rodovias BR-163/230 entre Sinop (MT) e os acessos aos portos em Miritituba (PA), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres e Polícia Rodoviária Federal, está realizando uma ampla campanha que pretende mobilizar a comunidade usuária da rodovia para um trânsito mais seguro. Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a campanha tem como premissa aumentar a percepção de que a segurança viária é papel de todos.
Dados das autoridades públicas e órgãos do setor apontam que a imprudência é a principal causa da maior parcela dos acidentes de trânsito. Sendo assim, para reduzir acidentes, os números apontam que o maior desafio é a boa educação, principalmente dos condutores. Por esse motivo, a campanha vai alertar os usuários para que adotem comportamentos e atitudes seguras antes e durante as viagens.
A Via Brasil BR-163 iniciou o cronograma de obras em maio de 2022, melhorias que já são visíveis para os usuários que tornam a viagem mais confortável e com melhores níveis de segurança. As atividades incluem melhoria do asfalto, drenagens, sinalização (placas e pinturas de faixas), capina e roçada, entre outros serviços.
Em novembro de 2022 a empresa iniciou a oferta de serviços aos usuários, 24h por dia, como socorro mecânico, socorro médico, remoção de veículos, inspeção de tráfego e bases de atendimento ao longo trecho.
Executar obras de melhorias, prestar serviços 24h e, no caso das autoridades, promover a fiscalização constante, são fatores que elevam consideravelmente a segurança das pessoas, porém, é a consciência e o comportamento de cada um que vão promover um trânsito melhor.
Na campanha, os parceiros vão apresentar os principais temas para que a comunidade possa fazer o seu papel, como o respeito aos limites de velocidade, pilotar sempre com o uso de capacetes (pilotos e passageiros), não beber e dirigir, descansar sempre que possível e respeitar a sinalização.
Sendo assim, a Via Brasil BR-163 abre canal em múltiplas plataformas, para que a mensagem se espalhe de forma mais ampla e acessível pela região. A campanha tem sido veiculada por placas na rodovia, rádios, portais online e, principalmente, abordagens diretas a usuários em pontos da região.
Juntos salvamos vidas!