PUBLICIDADE

Secretaria promove programação da campanha Novembro Azul nos hospitais regionais de MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

A secretaria de Estado de Saúde realiza durante todo o mês de novembro uma programação nos Hospitais Regionais de Mato Grosso com o objetivo de conscientizar a população, em especial os homens, sobre o câncer de próstata e reforçar a importância do autocuidado e dos exames preventivos.

Durante o decorrer do mês, o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e os Hospitais Regionais de Colíder, Sorriso e Alta Floresta realizarão ações focadas na Saúde do Homem. 

Serão realizadas consultas na especialidade de urologia, exames para rastreamento de câncer e ciclos de palestras. Com a exceção da iniciativa de Alta Floresta, que é voltada exclusivamente para profissionais, todas as demais ações atenderão pacientes já regulados pelo Sistema de Regulação.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, representando 29% dos casos de câncer. Ele fica atrás apenas dos casos de câncer de pele. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2023, a estimativa era de 70 mil novos casos de câncer de próstata no país.

Apesar do alto índice de casos, esse tipo de câncer tem 90% de chance de cura caso descoberto precocemente, por isso a importância da conscientização sobre a realização de exames preventivos.

O Ministério da Saúde orienta que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, a recomendação é que inicie o acompanhamento a partir dos 45 anos.

Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro,diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina.

Veja abaixo a programação nos hospitais regionais do Estado:

– Hospital Regional de Colíder: será feito um mutirão para rastreamento em urologia

– Hospital Regional de Sorriso: a programação contará com consultas ambulatoriais na especialidade de urologia, exames para rastreamento do câncer de próstata e um ciclo de palestras com urologistas

– Hospital Metropolitano: será realizado um mutirão de 100 consultas e exames em urologia

– Hospital Estadual Santa Casa: atendimento para pessoas com surdez, além da agenda regular de exames

– Hospital Regional de Alta Floresta: atendimento do urologista para os profissionais da unidade

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ciclista morre ao se envolver em colisão com moto no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Paulo Ventura Galvão Ferreira,...

Secretaria confirma 41 novos casos de HIV em Lucas do Rio Verde

A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde...

Condutor é socorrido após cair de moto na BR-163 em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo uma Honda Titan vinho...

Carreta tomba na BR-364 em Nobres e carga fica espalhada

O acidente de trânsito envolvendo uma Scania R450 cinza,...
PUBLICIDADE