PUBLICIDADE

Desmatamento na Amazônia cai 14%; menor taxa em 22 anos

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, hoje, a estimativa do desmatamento na Amazônia Legal para o período 2009/2010. De acordo com o documento do órgão, o desmatamento ficou em 6.451 quilômetros quadrados e este índice representou uma redução de 13,6% em relação ao período anterior. A margem de erro para esta medida é de 10% mais ou menos.

De acordo com dados do Inpe, trata-se da menor taxa medida pelo órgão desde 1988, quando iniciou a série de levantamentos anuais do desmatamento. O estado que mais desmatou neste período foi o Pará com 3.710 quilômetros quadrados. Mato Grosso vem logo em seguida com 828 quilômetros quadrados desmatados. Maranhão (679 km2), Amazonas (474 km2), Rondônia (427 km2), Acre (273 km2), Tocantins (60 km2). Roraima e Amapá não foram avaliado nesta estimativa.

A estimativa é do sistema PRODES que computa como desmatamento as áreas maiores que 6,25 hectares onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal (corte raso). A análise das áreas degradadas onde a floresta foi parcialmente removida é feita por outro projeto do Inpe, o sistema DEGRAD.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE