PUBLICIDADE

Desembargadores de MT apoiam eleições diretas nos Tribunais de Justiça

PUBLICIDADE

Amanhã (22) será realizado o lançamento da campanha "Diretas Já no Poder Judiciário", evento que ocorrerá a partir das 8h, no auditório do Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá. A iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que defende eleições diretas nos Tribunais de Justiça do país, conta, inclusive, com o apoio de desembargadores mato-grossenses.

O desembargador Guiomar Teodoro Borges afirma que a medida é a mais saudável para um Judiciário que caminha para a modernidade. "Sou a favor da ampliação dos elegíveis porque essa medida abre o leque na escolha dos nossos representantes, fazendo-a de forma mais adequada", pontuou. "Além disso, prever a participação dos juízes nesse processo de escolha garante que, de fato, haja democracia no Judiciário".

Já o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha destaca que a medida pode incentivar o surgimento de lideranças entre os pares. "Essa mudança é a alternativa mais democrática já que oportuniza, não só entre os mais antigos mas em todo universo de desembargadores, identificar aqueles que possuem uma visão mais política do Poder Judiciário e que, com propostas e ideias mais abrangentes, possam contribuir com um Judiciário mais forte".

Opinião compartilhada pela desembargadora Clarice Claudino da Silva. "Sou extremamente a favor porque os cargos de direção nos Tribunais de Justiça hoje em dia requerem não somente preparo, mas também vocação e perfil para enfrentar as demandas que essa atividade exige. A escolha como é feita hoje é obsoleta e não se coaduna com a democracia e com os princípios do Estado Democrático de Direito e por isso precisamos modernizar os processos de escolha".

A Campanha – Com o apoio da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), a campanha visa reforçar a importância da aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que dispõem sobre a participação de juízes no processo de escolha de seus representantes assim como iguala a todos os desembargadores o direito de disputar a administração nas Cortes de Justiça do país. O lançamento da campanha em Cuiabá contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da AMB, Nelson Calandra e do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Lúcio Munhoz.

"Estamos muito felizes com tamanho prestígio especialmente porque sabemos do empenho da AMB e das associações filiadas nessa causa", disse o presidente da AMAM, Agamenon Alcântara Moreno Júnior. "Dessa forma, vamos assegurar uma efetiva participação na construção de uma gestão democrática no Judiciário. Isso porque os magistrados de primeiro grau, por causa do contato imediato com a sociedade, são conhecedores dos anseios da comunidade e poderão cobrar da administração diretamente eleita melhores condições ao Judiciário no intuito de atingir metas e resultados".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE