sábado, 14/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Desembargadora e juíza de MT assumem cargos em entidade internacional

PUBLICIDADE

O poder Judiciário de Mato Grosso ganha espaço e representatividade internacional. A desembargadora Shelma Lombardi de Kato foi eleita para um dos cargos mais importantes da International Association of Women Judges (IAWJ), uma associação de mulheres juízas da América Latina que reúne mais de quatro mil participantes de todos os níveis judiciais em mais de 87 países. A desembargadora passou a ocupar o cargo de secretária-tesoureira do Conselho Executivo. Além da desembargadora, a juíza Gleide Bispo Santos também foi eleita para um dos cargos de direção da entidade. As duas magistradas são as únicas brasileiras a integrar o corpo diretivo da associação internacional.

A eleição das duas magistradas aconteceu durante Conferência Internacional da IAWJ, evento que acontece a cada dois anos e, em 2008, realizou sua 9ª edição, na cidade do Panamá. “É o reconhecimento internacional de um trabalho feito ao longo dos anos. A responsabilidade aumentou enormemente. Vou estar envolvida em tudo que está diretamente relacionado à associação, em todas as decisões do quadro diretivo em relação ao mundo inteiro. Vai ser um período de muito trabalho”, antecipou a desembargador Shelma Lombardi de Kato, que permanecerá à frente do cargo pelos próximos dois anos, até a próxima conferência internacional, prevista para ser realizada na Coréia do Sul, em 2010.

A desembargadora Shelma Lombadi de Kato foi a primeira mulher na magistratura nacional, ao se tornar juíza em 1969. É uma das fundadoras da IAWJ e, além do trabalho desenvolvido no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, também exerce a função de professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Antes de assumir o novo cargo, a magistrada ocupava a função de Relações Internacionais da associação para o Brasil.

A juíza Gleide Bispo foi eleita para o cargo de diretora, juntamente com a juíza panamenha Margarita Centella. “É um cargo que exige muita responsabilidade. Para o Brasil e para Mato Grosso, representa uma grande conquista, pois é uma oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e de elevar o nome do Poder Judiciário do Estado. É um momento histórico”, destacou.

Entre as finalidades da IAWJ está o desenvolvimento de trabalho relacionado a direitos humanos. Nessa direção, executa projetos e ações em parceria com as juízas membros de outros países, para troca de idéias e de informações, notadamente no tocante à capacitação das magistradas em questões relacionadas aos direitos humanos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE