O presidente da Escola da Magistratura do Estado de Mato Grosso (Esmagis), desembargador Paulo da Cunha, disse, hoje, que o encontro com juízes estaduais que começa esta noite, em Sorriso, vem ao encontro da necessidade de os magistrados ampliarem seus conhecimentos em diversas áreas. “O desenvolvimento econômico do Estado, e em especial o do agronegócio, acaba demandando uma carga grande do Judiciário e os magistrados precisam dar uma resposta rápida aos conflitos chegam à Justiça”, disse Cunha. Há articulações, inclusive, para que seja criada uma vara específica para assuntos ligados ao agronegócio, considerando que Mato Grosso é campeão nacional na produção de soja, carne, algodão e demais produtos.
Palestras sobre o agronegócio e a Justiça serão proferidas pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha e Herman Benjamim, e do STF, Gilmar Mendes.
O vice-presidente do tribunal, Márcio Vidal, que também coordena o Centro de Estudos da América Latina, avalia que "o magistrado moderno precisa ter conhecimento de várias áreas e o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e o conhecimento é fundamental para que possamos avaliar a extensão que as decisões judiciais têm enquanto impacto na sociedade em geral”.
O seminário será realizado pelo Poder Judiciário, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Mato Grosso (Esmagis) com apoio de entidades e vai até sábado, em um centro de eventos em Sorriso.