PUBLICIDADE

Desembargador determina desbloqueio do WhatsApp

PUBLICIDADE

O aplicativo de celular voltou a funcionar em vários lugares após o desembargador da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, Xavier de Souza, conceder liminar determinando o restabelecimento do serviço. O aplicativo estava bloqueado em todo o território nacional desde a 0h desta quinta-feira.

Segundo a Agência Brasil, por meio de nota, a Câmara Criminal de São Paulo informou que serão expedidos ofícios aos provedores com essa determinação. Segundo o desembargador, “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” em fornecer informações à Justiça.

Para Souza, é possível aplicar valores mais altos de multas para “inibir eventual resistência” da empresa responsável pelo aplicativo, em caso de descumprimento de determinações judiciais. O julgamento do mérito do recurso será analisado pela 11ª Câmara Criminal.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o bloqueio foi imposto porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho deste ano. No dia 7 de agosto, a empresa foi novamente notificada e foi fixada multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da Internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.

Segundo o Estadão, a liminar foi concedida após a operadora Oi e o Facebook entrarem com dois pedidos de recurso em separado na Justiça. Em nota, a Oi afirma que já desbloqueou o acesso dos brasileiros ao WhatsApp. Outras operadoras, contudo, ainda aguardam a notificação da Justiça para liberar o acesso ao aplicativo.

O Facebook, dono do WhatsApp, divulgou comunicado criticando a decisão que “isola o Brasil” do mundo e que a empresa está “trabalhando duro” para reverter a decisão e os usuários voltarem a usar o aplicativo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ataque de abelhas causa tumulto em escola de Sorriso

Um ataque de abelhas gerou momentos de tensão e...

MP defende atuação coordenada das instituições em crises de segurança em Mato Grosso

Promotores de justiça, policiais, peritos e bombeiros estão participando...

ICMBio contratará agentes ambientais para parque de Mato Grosso

O processo seletivo simplificado realizado pelo Instituto Chico Mendes...
PUBLICIDADE