PUBLICIDADE

Deputados buscam alternativas para garantir recursos para saúde em MT

PUBLICIDADE

Deputados estaduais estão trabalhando em conjunto com o governo para encontrar alternativas que resultem no aumento de recursos à saúde. O assunto foi tema de reuniões realizadas, ontem e hoje, na Assembleia Legislativa, as quais participaram o presidente da Casa, Guilherme Maluf, o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, representantes de hospitais filantrópicos e demais parlamentares.

Conforme expôs o secretário, a dificuldade financeira enfrentada pelo estado, reflexo da crise que atinge todo o país, tem prejudicado o repasse de recursos para unidades de saúde e fornecedores. Outro fator que contribui para agravar a situação, segundo ele, é o aumento do número de pessoas que cancelaram os planos de saúde e agora estão buscando atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

“Precisamos encontrar alternativas para superar essa dificuldade que o Brasil e Mato Grosso estão enfrentando e garantir atendimento aos cidadãos mato-grossenses. Para isso, contamos com o apoio dos deputados estaduais”, disse João Batista.

O deputado Guilherme Maluf assegurou o empenho da Assembleia Legislativa na busca de soluções para o problema e defendeu a união de esforços entre todos os Poderes. “Não é segredo para ninguém que estamos vivendo uma crise tanto nacional quanto estadual e o resultado disso é a escassez de recursos. E para que a saúde pública, um serviço essencial ao cidadão, não entre em colapso, é necessário realizar um conjunto de ações”.

Dentre as medidas sugeridas pelos parlamentares para alocar mais recursos para a Saúde está a aprovação da Mensagem nº 40, de autoria do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar, no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016.

Também está sendo avaliada a possibilidade de utilizar parte dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Vamos realizar um estudo em conjunto com a Secretaria de Fazenda para verificar se existe essa possibilidade legal e também vamos procurar os produtores rurais para debater o assunto. A ideia seria utilizar uma parte dos recursos do Fethab, nem que seja temporariamente, para que possamos financiar a saúde nesses últimos meses que restam para terminar o ano”.

Outra proposta apresentada pelos parlamentares inclui a utilização de recursos de fundos estaduais. “Vamos buscar todas as alternativas possíveis para garantir atendimento aos cidadãos, e isso pode incluir até mesmo a utilização de recursos de fundos que estão parados, tanto do Executivo, quanto do Legislativo e do Judiciário”, salientou o presidente da Casa de Leis.

O líder do governo na Assembleia, o deputado Dilmar Dal Bosco destacou os esforços do Executivo e do Legislativo em buscar saídas para a crise. “O governo federal não está honrando com os repasses aos estados e também houve um aumento dos gastos com salários, enquanto a arrecadação do Estado não aumentou na mesma proporção. A Assembleia Legislativa está fazendo o melhor que pode para dar sua contribuição ao governo nesse momento de dificuldade financeira”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE