A convite do Conselho Regional de Administração – CRA/MT, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD) participou, hoje, da 3ª Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs, realizado pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso em parceria com o Conselho Federal de Administração. Riva proferiu palestra sobre a Lei 7.687, de 2002, que contempla as empresas mato-grossenses com o Certificado de Responsabilidade Social e Ambiental. A solenidade da 6ª edição acontece hoje, a partir das 19 horas, no Plenário das Deliberações da AL, quando 39 empresas receberão o certificado.
“O Poder Legislativo buscou ingressar nesta seara para verificar quem, de fato, tem agido em nosso Estado com respeito a esses ideais e premiá-los com o Certificado de Responsabilidade Social pelo serviço que vem sendo realizado de modo coerente com a nova ordem dos tempos”, discursou o presidente. Também destacou a importância da participação dos administradores nas discussões, incentivando mais empresas a trabalhar ações de responsabilidade social.
Lembrou apesar de lei ter sido criada em 2002, o processo é lento e gradativo, mas “está se desenvolvendo com base sólida e bem estruturado”. E que a AL espera a participação do CRA/MT nas discussões dos incentivos fiscais, com foco na redução das desigualdades regionais. Riva defende um ciclo de debates para a inserção de ações que gerem incentivos aos diversos setores.
Atualmente, os benefícios são direcionados para determinadas empresas, que conforme o parlamentar, provoca a competitividade de forma desigual. E que os CRAs podem estimular as empresas brasileiras a praticar projetos voltados à qualidade de vida dos seus colaboradores, da comunidade onde estão inseridas e do meio ambiente.
Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração, Samuel Melo Junior, destacou a iniciativa da AL/MT. “Nossos políticos são bastante criticados. Por isso, quando nos deparamos com políticos como o deputado José Riva, que atua com projetos relevantes à sociedade, temos que enaltecer esse trabalho. O certificado de responsabilidade social de Mato Grosso é um bom exemplo disso”.
“Mato Grosso pode inspirar outros estados”, disse o presidente do CFA, Sebastião Mello. Explicou que pela relevância, a iniciativa sempre está na pauta das reuniões dos conselhos de Administração. Álvaro Scolfaro, presidente do CRA/MT, reforçou a participação da entidade em nove comissões de diferentes órgãos de Mato Grosso. Segundo ele, as sugestões do encontro em Cuiabá estão sendo transformadas em resoluções. “Queremos alinhar com os estados mais avançados”.