O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) apresentou o projeto de lei instituindo a campanha estadual de combate às drogas e à violência nas escolas públicas. Em Mato Grosso, existem 754 unidades escolares. A campanha será na semana do dia 26 de junho. Essa data é formalizada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) com o Dia Internacional de Combate às Drogas. Entre os objetivos da proposta é conscientizar os alunos sobre os prejuízos e os custos sociais representados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas.
“A intenção é unir a sociedade em uma ação contínua em defesa da vida contra as drogas, bullying e a violência. Mesmo que haja gastos com algumas ações durante a campanha, devemos estar seguros de que as despesas serão pequenas se comparados com cada cidadão salvo dos efeitos destrutivos das drogas tanto lícitos quanto ilícitos”.
De acordo com Zé Domingos, a semana contará com a participação de educadores, de membros de organizações públicas ou privadas, profissionais e ex-dependentes de drogas que defendam a prevenção, combate e o tratamento contra o álcool, o tabaco e outras drogas lícitas e ilícitas.
A proposta estende convite ainda aos policiais militares que são instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). As despesas decorrentes da aplicação, de acordo com a proposta, correrão por conta de dotação orçamentária própria dos órgãos e entidades envolvidos com a campanha.
O Proerd é um programa pedagógico e estruturado em 10 lições, que se destina às crianças das séries iniciais do 5º ao 7º ano, com base nos princípios da integração social, noções de cidadania e promoção à autoestima, para desenvolver confiança nas crianças.