PUBLICIDADE

Depois de 10 dias, incêndio em Chapada dos Guimarães é contido

PUBLICIDADE

O fogo que atinge há mais de 10 dias o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães já está sob controle. A informação é do tenente-coronel BM Alexandre Rodrigues Coronel, comandante da corporação na região metropolitana de Cuiabá. Os brigadistas, bombeiros e soldados do Exército Brasileiro trabalham agora no combate a apenas um foco ainda existente.

De acordo com o oficial, o controle do incêndio só foi possível com o reforço de 50 soldados do Exército Brasileiro que se somaram aos 64 soldados do Corpo de Bombeiros e aos mais de 70 brigadistas contratados pelo Ibama e quase uma dezena de voluntários totalizando aproximadamente 180 homens no combate aos focos.

“Com exceção de um único foco de aproximadamente um quilômetro que nesta manhã ainda está sendo combatido, os outros focos já foram debelados, porém, os soldados ainda estão realizando o trabalho de rescaldo das áreas para que o fogo não reacenda e permaneça sob controle. A previsão é de que daqui a dois dias este foco também esteja controlado”, enfatizou Alexandre Rodrigues. Ele informou que o empenho dos órgãos mobilizados é muito grande. E em razão do trabalho de rescaldo a desmobilização do pessoal envolvido no combate deverá ser feita aos poucos, conforme a situação permita.

“Não foi fácil controlar o incêndio, não só porque a umidade relativa do ar está muito baixa, mas também em função dos ventos fortes que espalhavam o fogo, criando vários focos”, explicou Abadio Cunha.

Ele informou que o fogo destruiu 3,5 mil hectares da paisagem dos cerca de 33 mil hectares da área total do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE