O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) visitará Mato Grosso e os demais estados para verificar e acompanhar o processo de implementação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga a oferta de simuladores de direção nas auto escolas. Eles são exigidos durante as aulas teóricas dos candidatos à categoria “B” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A norma começou a valer no dia 1º deste mês.
“As visitas têm como objetivo principal acompanhar a implantação da tecnologia, assim como difundi-la, bem como entender as dificuldades regionais para encontrar soluções conjuntas de modo que inexista qualquer prejuízo ao candidato no processo de formação de condutores”, afirmou o órgão.
O Denatran, juntamente com a Associação Nacional dos Detrans (AND) e a Federação Nacional de Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) farão as visitas a partir de amanhã. As datas exatas em que os representantes estarão em cada estado não foram divulgadas.
Conforme Só Notícias informou, em Mato Grosso as auto escolas não cumprem a resolução. Desde o final do ano passado, quando o prazo se aproximava, a alegação dos donos de Centros de Formação de Condutores (CFC) era de que o produto custa caro (em torno de R$ 40 mil) e, além disso, os fornecedores não conseguiam atender a demanda.
Em Sinop, por exemplo, o presidente da associação dos CFCs, Cláudio Alves, explicou que foram formalizados pedidos, porém, os simuladores só devem chegar a partir de fevereiro. Na cidade, são pelo menos 7 auto escolas, sendo que uma delas oferece as aulas teóricas. As demais encaminham os alunos para um centro específico, mas nenhum dos dois locais possuem o produto. Para atender a demanda seriam necessários pelo menos 4.
Em todo o Estado, a expectativa é de que a situação esteja regularizada a partir de abril.