segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Demandas das delegacias de Sinop e Alta Floresta são debatidas

PUBLICIDADE

Com uma nova dinâmica, a diretoria geral da Polícia Judiciária Civil realizou, hoje, a 1ª Reunião Setorial do ano. O encontro reuniu mais de 70 servidores das duas regionais do Norte do Estado, Alta Floresta e Sinop, no salão nobre de uma faculdade de Alta Floresta. Na abertura o delegado geral em exercício, Sebastião Finotto da Silva, agradeceu a presença de todos os policiais civis das duas regionais, principalmente aqueles que se deslocaram para o encontro. "A idéia de proximidade é uma oportunidade em especial para ouvir as dificuldades e reivindicações. Sabemos que a demanda maior é falta de efetivo, que estamos resolvendo com a previsão de novos concursos".

Finotto também comunicou que a diretoria passará por algumas mudanças nos próximos dias e anunciou à nomeação do delegado Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, como delegado geral da Polícia Judiciária Civil. O ato de nomeação do Governador do Estado foi publicado no Diário Oficial, que circula nesta quinta-feira (22.03).

Na sequência o diretor de interior, Aldo Silva da Costa, reconheceu que a Instituição tem dificuldades e afirmou que a diretoria tem buscado meio para solucionar os problemas. "É um momento não só para os delegados, mas para os escrivães e investigadores expor as carências, dúvidas e também apresentar idéias direto para os diretores", disse. "Temos que vestir a camisa, enfrentar as dificuldades e com comprometimento elevar o trabalho da polícia civil, como uma equipe que somos. Se cada um cumprir seu função naturalmente teremos bons resultados para apresentar a sociedade", incentivou.

Produtividade e demandas

O delegado regional de Alta Floresta, Josué de Jesus, falou das oito unidades policiais da região e da forma que os servidores estão divididos. O delegado ressaltou o trabalho do núcleo de inteligência (NI da regional, que vem realizando excelente trabalho investigativo. "Com esse suporte os policiais civis estão realizando ações rápidas e precisas, resultando em prisões e apreensões", afirmou.

A delegada Ana Paula Reveles, que responde pelas Delegacias Municipais de Alta Floresta e Carlinda expôs as vulnerabilidade existentes nas instalações das unidades policiais. Ela acrescentou o aumento no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, após a instalação do setor especializado dentro da delegacia Municipal de Alta Floresta.

O delegado Rogério Malacarne, titular da delegacia Municipal de Paranaíta e que responde pelas delegacias de Nova Bandeirantes, Nova Canaã e Nova Monte Verde, aproveitou o momento para explanar sobre as atividades policiais que vem sendo desenvolvidas pelas equipes.

Dando continuidade, o delegado regional de Sinop em substituição, Joacir Batista dos Reis, apresentou a produtividade e atividades pontuais executadas na região, como o combate aos crimes ambientais, arrombamentos de caixas eletrônicos e assaltos a banco. "O intuito é fortalecer os núcleos de inteligência, para que possamos prevenir e dar o efetivo combate a essas atividades criminosas", disse..

Sergio Ribeiro de Araujo, delegado municipal de Colíder, destacou as atribuições de Polícia Judiciária Civil, da importância em dar resposta adequada à sociedade e intensificar o combate aos grandes crimes que geram outros menores. "Precisamos ter autonomia, respeito e união para que juntos possamos nos defender, exigir e optar pelo melhor para nossa instituição", conclui Araujo.

A Delegacia Municipal de Sorriso é uma das unidades com alto índice de produtividade. A Delegacia é comandada pelo delegado Thiago Garcia Damasceno, que apresentou os números de inquéritos instaurados e concluídos, TCO"s, prisões e apreensões.

Para finalizar as apresentações, o delegado Carlos Eduardo Muniz, de Guarantã do Norte, explanou sobre as melhorias realizadas na Delegacia e falou do apoio que a Polícia Civil recebe da comunidade local. Conforme o delegado, o trabalho operacional da unidade, culmina diariamente em prisões em flagrante.

O diretor de Execução Estratégica, Jose Antônio Cavadas Filho, parabenizou todos os policiais civis lotados do interior, que mesmo sem as condições ideais fazem muito. "Possivelmente o Governo do Estado irá entregar 25 novas caminhonetes e todas serão para o interior", anunciou.

Cavadas também apresentou um vídeo sobre as atribuições e os trabalhos realizados pela Diretoria.

No encerramento, o delegado Sebastião Finotto, destacou a nomeação dos 60 delegados do último concurso neste ano de 2012, e os remanescentes inclusos até 2014. "Outro edital será publicado nos próximos dias, por polos regionais, para os cargos de escrivães e investigadores com um número satisfatório", disse.

O delegado geral frisou a importância de divulgar para a população do interior, a opção do registro de ocorrências pela internet pelo site www.delegaciavirtual.mt.gov.br, para os crimes de menor potencial ofensivo. "Uma ferramenta que acaba ajudando a desafogar as delegacias", pontuou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE