PUBLICIDADE

Delegados representar MT na Conferência Nacional da Juventude

PUBLICIDADE

Mato Grosso possui 28% de sua população na faixa etária dos 15 aos 29 anos. São 854.575 pessoas que contemplam o universo de jovens, principal objeto de discussão da II Conferência Estadual da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), para debater a construção de políticas públicas para o segmento.

O encontro encerrou nessa sexta-feira (07.10), com a eleição dos 12 delegados que irão representar Mato Grosso na II Conferência Nacional da Juventude, evento que será realizado de 09 a 12 dezembro, em Brasília-DF.Os representantes estaduais são moradores dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Poconé, Juara, Novo Horizonte do Norte, Juína, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso, Tangará da Serra, Acorizal e Cuiabá.

Todas as propostas que serão apresentadas pelos delegados de Mato Grosso foram elaboradas nas conferências regionais, municipais, territoriais e livre, e selecionadas no encontro estadual. A construção de políticas públicas para a juventude envolveu vários segmentos jovens do Estado e se estendeu inclusive aos moradores de comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas, indígenas e aqueles que cumprem medidas socioeducativas nas instituições de segurança pública.

As propostas foram estruturadas em torno de quatro eixos, os quais envolviam o desenvolvimento intregral, a qualidade de vida, vida segura e cidadania. Os temas relacionavam assuntos como educação, mundo do trabalho, cultura, empreendedorismo, meio ambiente, esporte, lazer, prevenção e segurança, valorização de diversidade, direitos humanos, necessidades especiais e protagonismo juvenil.

O aumento da segurança pública e a criação de medidas que aumentem a proteção social para os jovens estiveram presentes como pauta de reivindicação em todos os grupos de discussão. Medidas que facilitam a inserção no mundo do trabalho e uma maior participação social foram outras sugestões apresentadas pelos participantes do encontro.

"A Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude funcionou como um espaço democrático, no qual jovens de todo o Estado puderam apresentar seu ponto de vista e demonstrar as especificidades vividas pela população mato-grossense de 15 a 29 anos", disse o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan de Oliveira.

Para o representante da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e coordenador nacional do Programa ProJovem, Paulo Lima, o encontro é de fundamental importância para nortear as ações do Poder Público. "É preciso pensar na juventude como instrumento de transformação da nação. As conferências são um espaço para construção de estratégias de trabalho decente, emancipação e participação desse público. O Governo Federal quer efetivar políticas públicas para o segmento e é por isso que precisamos ouvir os jovens", disse o representante da Secretaria Nacional da Juventude.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...

Caminhonete atinge cavalo mecânico, pegam fogo e ficam destruídos em Sinop

Uma caminhonete e um cavalo mecânico (marca e modelos...
PUBLICIDADE